Estratégias de Marketing para E-commerce

Estratégias de Marketing para E-commerce

Muitas das buscas que usuários fazem na Internet têm a intenção de compra e o marketing para e-commerce é uma estratégia muito centrada na venda. Não que outras formas de fazer marketing não sejam, mas, em se tratando de negócios online, é imprescindível que o tráfego gerado e a exposição da marca se transformem em resultados financeiros.

Quando as pessoas se identificam com a sua marca elas tendem a criar confiança, o que as motiva a comprar e também a defender a sua marca frente às demais do mercado. É aí que surge a seguinte pergunta: como aumentar o tráfego na minha loja virtual? A resposta não poderia ser outra: estratégias de marketing digital.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital, especialmente, para os e-commerce. O marketing de conteúdo consiste em educar o público da empresa por meio de conteúdos realmente úteis e segmentados, para transmitir confiança, credibilidade e autoridade a clientes e possíveis clientes, boa parte do tráfego proveniente do marketing de conteúdo é orgânico, já que os conteúdos são facilmente encontrados nos sites de buscas. O canal mais propício para publicar esses materiais é um blog, que pode ser vinculado ao site da empresa.

Redes Sociais

Ter redes sociais ativas é essencial para um E-commerce de sucesso. Se você estiver começando agora, é importante que invista em construir uma relevância nas redes sociais para que alcance mais pessoas que possam consumir seus produtos futuramente. As principais redes sociais para venda são o Facebook e o Instagram, mas, dependendo do nicho em que você atua, o LinkedIn, o Pinterest e até mesmo o Twitter podem ser opções interessantes. Se você tem uma loja de roupas, além de usar o Facebook e o Instagram para divulgar sua marca, você pode fazer publicações no Pinterest, que tem um lado visual e estético muito forte.

Construa uma marca forte

Uma marca forte gera identificação com pessoas para quem queremos vender e é percebida como referência por elas. Uma marca forte dará bons sinais da estratégia a adotar e como posicionar sua marca, que é absolutamente necessário, além de que quando o usuário faz a pesquisa pelo seu nome na Internet, amplia o volume de tráfego.

Mensurar a experiência do usuário

Monitorar a experiência do usuário, ou User Experience (UX), durante a compra e no pós-venda, ajuda a entender como oferecer ao consumidor exatamente o que ele procura, da maneira que mais o agrada. O impacto aparece tanto na captação de leads quanto na retenção de clientes. Observar a experiência oferecida é tão importante que está se transformando em fator decisivo no ranqueamento de um site.

Aquisição e retenção

Philip Kotler e sua célebre frase que sugere que “conquistar um novo cliente custa até cinco vezes mais do que manter um atual”. O que ele quer dizer é que sua empresa deve focar na aquisição e na retenção de consumidores. Essa é uma estratégia que vai garantir que haja um fluxo constante e crescente de receitas. Há uma estratégia chamada Growth Marketing, uma metodologia focada no que o consumidor quer e deseja para que se mantenha fiel a uma marca e a indique a novos clientes. Ela tem um funil específico, com etapas que promovem o crescimento acelerado de um negócio. Resumidamente, o consumidor descobre a marca, faz uma compra, volta a comprar, aumenta o seu ticket médio e passa a indicá-la a amigos e conhecidos.

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A Edição.

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