Como um bom planejamento de marketing influencia no resultado da sua empresa?

O marketing ajuda a direcionar os vendedores para o lugar certo, atraindo pessoas que estão dispostas a efetuar uma compra, explicando o que eles devem ir atrás e quais argumentos usar. Além disso, auxilia na fidelização desses clientes, conquistando confiança e garantindo fãs da sua marca. As ações de pós-venda asseguram uma boa relação do público com o seu negócio. É comprovado que a influência do marketing nos resultados de venda da empresa é real e expressiva quando bem trabalhado, gerando aumento da produtividade da equipe e conquista de novos clientes para empresa.

Com base em dados e análises, o Plano de Marketing documenta os objetivos em comum para a equipe e o caminho para alcançá-los. É como um mapa em que são definidos o destino da viagem e a melhor rota para chegar até lá, mas só funciona se for colocado em prática para atrair mais clientes, gerar mais vendas e fazer a empresa crescer. Como ferramenta da gestão de marketing, o planejamento também está vinculado à gestão do negócio. Ele é parte do planejamento tático da empresa, que conecta o planejamento estratégico às definições operacionais de cada área. Para saber mais sobre estratégias de marketing clique aqui.

Contar com um bom plano estratégico de marketing é algo extremamente valioso para uma empresa. E, quando as ações estratégicas se encontram bem estruturadas no planejamento, fica mais fácil alcançar objetivos mais ambiciosos e obter um retorno mais satisfatório sobre os investimentos feitos pela área de marketing da empresa.

Outro aspecto a ser considerado dentro desse processo é construir a sua buyer persona. Sabe o que é isso? Não? Pois bem. A buyer persona é uma representação fictícia daquilo que você considera ser o perfil de cliente ideal da sua empresa. É para ela que você vai destinar seu discurso e seus esforços de marketing. Como você descreveria o seu cliente ideal? Qual a faixa etária, cargo, interesses, necessidades? Será que você consegue imaginar essa pessoa sendo clonada diversas vezes e chegando até a sua equipe de vendas altamente preparada para comprar?

E, para colocar essa representação no papel, é muito importante responder perguntas como:

  • Quais são seus desafios
  • Quais são seus principais interesses
  • Qual seu papel dentro da empresa e qual seu poder de decisão ou influência
  • Como se informa ou busca recomendações
  • Quais são seus valores

Cabe lembrar que sua empresa pode ter mais de uma buyer persona, de acordo com suas linhas de produto ou perfis de público decisor e influenciador. Com a ajuda de uma persona de marketing você consegue identificar quem é esse cliente ideal e como você pode conquistá-lo mais facilmente, deixando seu processo de vendas mais ágil e direcionado.

Agora você já entendeu como funciona a influência do marketing nos resultados de vendas da sua empresa e não vai perder mais tempo, não é mesmo? Aumente seus lucros e se destaque no mercado! Quer melhorar os seus resultados também? Então conheça os demais serviços da agência clicando aqui, temos muito mais a oferecer além dessas dicas valiosas!


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