O que é Gestão de Marca?

Logomarcas

O que é gestão de marcas?

No último artigo, vimos o que é a identidade visual e como é feito o seu desenvolvimento. Mas então, já que sabemos esses dois tópicos, o que é e como é feito a gestão de sua marca? Vem com a gente que mostraremos mais sobre a gestão de marca.

O que é a gestão de marcas?

A Gestão de Marca também tem um outro nome, um nome popular e “chique” que é “branding”. Ambos os modos de falar, tem o mesmo significado e essa função é um conjunto de planejamentos ou estratégias que tem como objetivo representar e apresentar uma marca ao mercado. Isso já inclui a escolha planejada dos elementos, conforme o desenvolvimento da marca, o posicionamento, a identidade visual e como os seus produtos e serviços serão divulgados para o seu público alvo.

Por isso, a Gestão de Marca se resumo ao planejamento e ao desenvolvimento de ações focadas em construir, gerir e promover a sua marca. Quanto mais bem estruturada e afinada aos interesses do seu público-alvo for a gestão de marca, será mais provável que a possiblidade de conquistar, encantar e fidelizar clientes se torne realidade. Isso significa mais lucros!

Como fazer a gestão de marca?

O processo é um planejamento detalhado de sua empresa com as informações fornecidas nas redes sociais, que nos levam com resultados que se mostram mais valiosos a longo prazo. Também, a gestão de marca demanda grande comprometimento de todos os envolvidos para que a consistência da marca seja cultivada, divulgada e preservada.

Os grandes pilares para a execução de uma boa gestão de marca, é estratégia e operação.

A estratégia é responsável por definir guias da marca como identidade visual, tom de voz, posicionamento, fontes, aplicação dos elementos da marca, o que geralmente se tangibiliza na criação de um brandbook (espécie de livro ou manual de marca). Esse trabalho geralmente é desenvolvido pela equipe de marketing da empresa ou por uma agência especializada (ou ambos).

A operação é o trabalho que acontece no dia a dia, de manutenção da marca. Implica em usar os elementos certos, do jeito certo, de acordo com o que foi definido no brandbook, e até mesmo algumas dicas que o Uol pode lhe oferecer você encontra aqui!

Viu só como Marketing Digital é muito mais do que fazer postagens sobre o seu produto? Exige planejamento e estratégia, e você cotando com uma agência especializada, os seus resultados serão convertidos em lucros cada vez maiores. Precisando elaborar uma estratégia? Clique aqui e saiba mais!

A Edição.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como podemos te ajudar?