O que é gestão de marcas?
No último artigo, vimos o que é a identidade visual e como é feito o seu desenvolvimento. Mas então, já que sabemos esses dois tópicos, o que é e como é feito a gestão de sua marca? Vem com a gente que mostraremos mais sobre a gestão de marca.
O que é a gestão de marcas?
A Gestão de Marca também tem um outro nome, um nome popular e “chique” que é “branding”. Ambos os modos de falar, tem o mesmo significado e essa função é um conjunto de planejamentos ou estratégias que tem como objetivo representar e apresentar uma marca ao mercado. Isso já inclui a escolha planejada dos elementos, conforme o desenvolvimento da marca, o posicionamento, a identidade visual e como os seus produtos e serviços serão divulgados para o seu público alvo.
Por isso, a Gestão de Marca se resumo ao planejamento e ao desenvolvimento de ações focadas em construir, gerir e promover a sua marca. Quanto mais bem estruturada e afinada aos interesses do seu público-alvo for a gestão de marca, será mais provável que a possiblidade de conquistar, encantar e fidelizar clientes se torne realidade. Isso significa mais lucros!
Como fazer a gestão de marca?
O processo é um planejamento detalhado de sua empresa com as informações fornecidas nas redes sociais, que nos levam com resultados que se mostram mais valiosos a longo prazo. Também, a gestão de marca demanda grande comprometimento de todos os envolvidos para que a consistência da marca seja cultivada, divulgada e preservada.
Os grandes pilares para a execução de uma boa gestão de marca, é estratégia e operação.
A estratégia é responsável por definir guias da marca como identidade visual, tom de voz, posicionamento, fontes, aplicação dos elementos da marca, o que geralmente se tangibiliza na criação de um brandbook (espécie de livro ou manual de marca). Esse trabalho geralmente é desenvolvido pela equipe de marketing da empresa ou por uma agência especializada (ou ambos).
A operação é o trabalho que acontece no dia a dia, de manutenção da marca. Implica em usar os elementos certos, do jeito certo, de acordo com o que foi definido no brandbook, e até mesmo algumas dicas que o Uol pode lhe oferecer você encontra aqui!
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