Com tantas empresas disputando espaço em todos os mercados de atuação, é essencial que, para ser lembrado, o seu negócio faça o uso correto das cores, ou da combinação de cores. Embora cada negócio tenha uma proposta diferente, é comum que serviços ou produtos similares usem as mesmas cores em seus logos.
Acertar as tonalidades do seu logo é uma decisão baseada na psicologia das cores, clique aqui para saber mais, e não apenas nas suas preferências. Foi devido a essa técnica que grandes empresas se consagraram no mercado, e é por isso que você também pode chegar lá.
Se você tem uma definição clara da experiência que você quer passar para o seu consumidor com a sua marca, ficará mais claro também qual é a cor certa para ela. É fácil entender quando tomamos, por exemplo, marcas conhecidas como o Facebook e o Skype. O azul é uma cor que vende a ideia de uma persona liberal, inteligente, confiante, calma e progressiva. É por isso que as duas empresas apostaram nesta cor, as duas se identificam com a imagem que a cor passa. Um exemplo mais próximo do cotidiano é: você até compraria um shampoo verde, mas dificilmente compraria um carro na mesma cor. São contextos diferentes.
Então, uma importante etapa antes de escolher a cor que vai representar a sua marca é pesquisar as escolhas comuns do seu público alvo, e entender quais são os sentimentos embutidos na cor que mais atrai os seus consumidores. Algumas combinações de tonalidades deram tão certo que despertam determinada sensação no imaginário popular. São elas:
– Azul e amarelo: agradável para a maioria dos consumidores, essa combinação demonstrará que determinada marca é confiável e positiva. Amarelo comunica otimismo e estimula o centro lógico do cérebro. Promove entusiasmo, alegria e juventude. Essa cor costuma ser usada para chamar a atenção de compradores de vitrines.
– Vermelho e cinza: a união de uma cor forte e repleta de significados com uma cor recatada, séria e profissional remete à perfeição. O vermelho é a cor preferida dos restaurantes de fast food, isto porque comunica energia e é conhecido por estimular o apetite. Pode até aumentar o ritmo cardíaco e criar um senso de urgência. O vermelho é frequentemente visto nas liquidações e é uma ótima cor para aumentar as vendas.O McDonalds, o KFC, o Pizza Hut, o Burger King… todos usam vermelho nos seus logotipos.
– Verde e branco: juntas, essas cores ficam muito sofisticadas e modernas, dando indícios de uma empresa com uma visão inovadora. Verde é a cor mais fácil para o olho processar. É usado para relaxar as pessoas e pode até transmitir uma sensação de riqueza, tranquilidade, natureza e boa saúde. Estimula a harmonia no cérebro e estimula o equilíbrio entre o corpo e as emoções. O Hortifruti usa o verde em seu logotipo para representar boa saúde e alimentos sustentáveis ecologicamente corretos.
Esperamos que essas informações tenham te dado uma nova visão e inspiração na escolha das cores da sua empresa, fator muito importante, inclusive. Gostaria de saber mais ou ficou alguma dúvida? Quer saber qual a cor mais adequada para a sua empresa ou campanha? Clique aqui e descubra o mundo colorido que a DTC Marketing Digital tem a te oferecer!
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